A língua oficial é o inglês, apesar de boa parte da população falar o irlandês, também conhecido como gaélico irlandês ou apenas gaélico.
Os maiores consumidores de cerveja per capita do mundo são os tchecos, seguidos dos irlandeses, alemães, australianos e austríacos. A cerveja irlandesa mais conhecida é a Guiness.
O Halloween/Dia das Bruxas é festejado nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda, entre outros países. Os irlandeses costumam acender fogueiras no Dia da Bruxas. Assim como Halloween, a tradição das fogueiras tem origem celta.
A expressão Trick or Treat (“gostosuras ou travessuras”) se originou na Irlanda, onde as crianças iam de casa em casa pedindo provisões para as comemorações do Halloween, em nome da deusa Muck Olla. As crianças inglesas continuaram esta tradição, só que vestidas com roupas extravagantes.
Os sobrenomes costumam seguir o nome do patriarca na maioria dos países. É o caso do sufixo russo “ov” (que significa “de” ) e do grego “poulos” (cujo significado é “filho de”). Na Escócia e na Irlanda são comuns os sobrenomes com MC ou Mac (“de”). Exemplo: Paul McDonald (ou “Paul de Donald”).
Um dos santos padroeiros da Irlanda é Saint Patrick (São Patrício). Comemorado em 17 de março, o St. Patrick’s Day é feriado na Irlanda. Aliás, também é feriado em cidades com forte presença de irlandeses e descendentes, como Nova York.
Por falar em feriado, você sabia que existe na Irlanda um feriado chamado Bloomsday, comemorado em 16 de junho? O Bloomsday foi criado com a intenção de homenagear o livro Ulisses, do escritor irlandês James Joyce. É o único feriado em todo mundo dedicado a um livro.
A ilha onde fica a Irlanda e a Irlanda do Norte é a terceira maior ilha da Europa. É muito conhecida por seus campos verdes. Aliás, uma das canções mais conhecidas de lá chama-se Thirteen Shades of Green (algo como “Treze Tonalidades de Verde”), uma menção aos seus campos verdejantes.
Dublin, capital da Irlanda, é também a capital dos pubs. Existem mais de 1.000 pubs por lá. O único problema é que não dá para varar a madrugada bebendo. Os pubs fecham às 3h00 em ponto.
Dublin já foi chamada de Capital Européia do Entretenimento. De fato, o que não falta na cidade são opções de lazer. O único problema é que chove muito por lá e o clima é, digamos, “frio demais” para os brasileiros.
Fonte:http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário