Agência diz que será necessário um programa preventivo quando o atual programa de resgate terminar
A agência de notação financeira Moody's diz que a Iranda vai precisar de mais ajuda financeira externa quando o seu atual programa de resgate terminar, no ano que vem.
A Moody's, única das três grandes agências de rating que cortou a nota do país para lixo financeiro, diz que existem vários fatores a suportar esta notação, apesar de os analistas considerarem que o país é um caso de sucesso.
A Irlanda foi o primeiros dos Estados resgatados a regressar com sucesso ao mercado da dívida, permitindo-lhe reduzir em cerca de 10 mil milhões de euros os fundos de que necessitará depois de o resgate terminar. Os analistas consideram que Dublin está bem colocado para garantir o financiamento necessário em 2013, uma vez que a primeira dívida a vencer para além do fim do seu programa de ajuda é em janeiro de 2014.
«A Irlanda deu passos preliminares numa tentativa de regressar ao mercado, do qual estava afastada desde outubro de 2010», reconhece a Moody's, citada pela Reuters.
Mas acrescenta esperar que «o fim do atual programa de resgate do FMI e da UE à Irlanda no final de 2013 vai implicar a necessidade de ter financiamento oficial disponível, possivelmente sob a forma de um programa preventivo».
O Governo irlandês tem reiterado que não precisa de um segundo resgate e vários economistas secundam a sua posição. No entanto, a dívida do país deverá rondar os 120% do Produto Interno Bruto no ano que vem.
FONTE: TVI24
Nenhum comentário:
Postar um comentário